segunda-feira, 7 de junho de 2010

Hipertexto

Hipertexto

A produção de texto seja ela de qualquer natureza ou tipologia sempre se constitui de regras e conceitos pré-estabelecidos. O que não se restringe apenas aos textos produzidos no papel ou digitados. Cada colocação de palavras, expressões, parágrafos exige do autor um vasto conhecimento sobre a forma de produzi-lo.
Para produzir um texto ou compreende-lo o autor ou leitor, nesta ordem, necessita lançar mão de recursos, como pesquisa em outras fontes. O mesmo acontece com a produção textual na mídia virtual.
A produção textual na mídia virtual favorece ao seu produtor e ao leitor uma possibilidade ampla de busca de entendimento sobre o conteúdo em questão. Qualquer texto exposto na internet é apenas mais um entre milhões de tantos outros, mas o hipertexto se diferencia pela capacidade que se tem de expandir o conhecimento que se transmite a cada fonte que se pesquisa o termo ou palavra não compreendida. Utiliza o próprio recurso da rede virtual para facilitar o acesso a outras fontes de pesquisa.
As características de um hipertexto se confundem com as características de um texto comum, porém se diferencia com a possibilidade mais ampla e a facilidade de acesso a demais fontes de informação que dispõe para melhor compreensão do mesmo.
Foi muito bom o conhecimento desse tipo de texto, a bibliografia apresentada sobre o assunto também ofereceu esclarecimentos necessários para o entendimento sobre o que é hipertexto. E ainda ofereceram subsídios a respeito do uso do hipertexto na metodologia educacional, dando suporte para que os professores possam usufruir de novas metodologias para suas aulas fazendo uso do hipertexto na sala de aula e nas atividades com os alunos nos laboratórios de informáticas disponíveis nas unidades escolares.

3 comentários:

  1. Olá Juci, gostei muito de sua reflexão sobre hipertexto vc mostrou o que é uma produção textual através do hipertxto, reflexivo.

    ResponderExcluir
  2. Olá minha amiga! gostei da clareza pela qual teceu sobre hipertexto.

    ResponderExcluir
  3. Magníficas considerações a respeito do Hipertexto!! Valeu colega Juci!

    ResponderExcluir