segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Conceito de Currículo e TIC

Conceito de Currículo e TIC
Jucileide Gomes Barbosa Santos
            Embora a literatura educacional ao longo dos tempos apresenta uma diversidade de conceitos que tentam de alguma forma explicar ou esclarecer dúvida a respeito do conceito mais consistente sobre o currículo e após muitas leituras durante os anos de estudos, formação, e atuação pedagógica na Educação de maneira bastante peculiar currículo constitui-se da essência da Educação, de modo mais profundo: a alma do processo educativo, pois delineia o processo de ensinar e de aprender, aponta caminho, apresenta possibilidades de análise, reflexão e ação. É sem dúvida a espinha dorsal que ajuda a movimentar todas as ações educativas, escolares e pedagógicas de forma a contribuir com a formação integral do aluno, com a inserção do aluno, seja ele criança, jovem ou adulto no meio social como cidadão.
            O currículo não pode ser estático, ele tanto deve contribuir com a inserção na sociedade como também tem a tarefa de retratar a vida social para o ambiente educativo. Assim, as mudanças sociais assimiladas pela sociedade no que se refere à expansão do uso das Tecnologias em todos os aspectos da vida cotidiana retratam na formação educativa atual a necessidade de acompanhar o ritmo acelerado dos avanços tecnológicos. Já não se pode mais elaborar, propor um currículo educacional sem que esteja inserido nele a utilização de recursos ou instrumentos tecnológicos, tão pouco do uso das tecnologias da informação como forma de contribuir com a ampliação do acesso aos saberes a serem transmitidos ao longo do período de vigência do currículo. Desse modo, o uso da diversidade tecnológica disponível no meio educacional deve ser visto não somente com meio facilitador no desenvolvimento das atividades, dos projetos, das ações pedagógicas, deve ser encarado como instrumentos a serem também objetos de estudos, de acessibilidade, de inserção no meio social.

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