quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MEMORIAL REFLEXIVO

MEMORIAL REFLEXIVO


Estudar em serviço, a distancia, um curso sobre TIC’s e ainda online tornar-se complexo e requer muita persistência por parte de quem se dispõe a concluir com êxito. O curso Aprendendo e Ensinando com as TIC’s apresentou conteúdos importantes e relevantes, o desenvolver do curso conduz o cursista ao retorno aos estudos, requer muito o hábito de leitura e isso é muito significativo para a profissão de professor. Não é possível fazer uma listagem concreta do que se aprendeu com o referido curso, mas é possível destacar que muitos desses conteúdos eram novos e acrescentaram saberes fundamentais para o aprimoramento profissional. Como exemplo o uso do blog e o manuseio de vários programas na internet, o que antes apenas se “ouvia falar”, agora é uma realidade. Aprendi entre outras, a fazer uso do portal do professor que antes não era utilizado, descobrir que as aulas poderão ser mais próximas da vida cotidiana dos alunos quando se faz uso do acervo das diversas mídias disponíveis na internet e em outros locais. E aprendi muito mais.....
Mas como nem tudo na vida é florido como uma manhã de primavera, foram encontradas várias barreiras, digo desafios, que foram superados por meio de esforços e outras vezes pela ajuda mutua de vários colegas do curso. Faltou muitas vezes uma velocidade da rede - internet, pois o quantitativo elevado de acesso muitas vezes dificultou o andamento das atividades propostas.
Vejo a prática pedagógica como uma ação educativa, que deve estar sempre em movimento, portanto requer mudanças e inovações. Quando o curso proporcionou o uso de vídeos sobre o conteúdo trabalhado, as orientações para que seja feito o hiperlink dos assuntos, formando os hipertextos, dentre outras ações muito favoreceu as mudanças na pratica pedagógica. É óbvio que tudo não acontece num passe de mágica, mas já ajudou bastante, dando o ponta pé inicial. A aprendizagem por si mesma já provoca mudanças, quando esta é bem conduzida e utilizando recursos multimídias, tecnologias e outras, os resultados são sempre muito positivos.
Antes de iniciar o curso já tinha bastante intimidade com o uso das TIC’s, mas pode-se afirmar que o estudo ofereceu maiores oportunidades e ainda acrescentou melhorias significativas na utilização esses recursos na sala de aula.

Tocantinópolis, 23 de novembro de 2010.

Jucileide Gomes Barbosa Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário