quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS



Jucileide Gomes Barbosa Santos
  


A pratica pedagógica na nas de aulas com a ampliação do uso das tecnologias não tem como mais voltar ao passado, a moda do trivial: quadro, giz e aulas expositivas já não surte tanto efeitos positivos na grande maioria das aulas ministradas por nossos professores. Hoje nossos alunos de modo geral estão a todo o momento utilizando tecnologias em casa, na rua, nas brincadeiras, no comercio, enfim, na vida cotidiana, e as tecnologias também já estão presentes nas escolas, não com a mesma velocidade, mas já fazem bastante diferença. Assim a linguagem da informatização lança mão de recursos novos, a cada dia uma nova palavra surge na comunicação entre alunos, e os professores buscam atualizações. O ritmo é acelerado. Desse modo é possível repensar a prática pedagógica nas salas de aula, o que é ensinado, o que os alunos aprendem e como eles aprendem também precisa passar por mudanças profundas. A inserção das tecnologias surge não somente como instrumento de auxilio nas práticas pedagógicas, mas também remete um novo olhar no âmbito do processo de ensinar e de aprender. A interferência é muito maior do que podemos imaginar. Se antes somente o professor tinha o saber elaborado para transmitir aos alunos, somente ele conhecia os recursos e dominava o uso deles, somente ele preparava o material para trabalhar nas salas de aulas, atualmente os alunos pesquisam na internet o conteúdo trabalhado, busca novos saberes, amplia as informações sobre determinado assunto, leva para sala de aulas modelos de experiências vivenciadas por outros, enfim, as mudanças são bem mais profundas que imaginamos, o uso de recursos audiovisuais enriquecem ainda mais as aulas, os custos são bem mais acessíveis, os próprios alunos dominam muito mais rápido o uso e o manuseio dos instrumentos do que muitos professores. Mas cabe também aos professores ir mais longe, encontrar formas diferenciadas de trabalhar com seus alunos de modo que eles utilizam as tecnologias de forma consciente, potencializando seus saberes, sem deixar que as impurezas que surgem com as tecnologias os conduzem para caminhos não desejáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário